VOLANTE

VOLANTE

Há três botões posicionados no canto superior esquerdo com três funções diferentes: o primeiro aciona a asa traseira móvel; o segundo liga e desliga sensores; o terceiro põe o câmbio na posição neutra quando se clica uma vez e aciona a ré se pressionado por alguns segundos.

Abaixo, temos uma espécie de roleta que ajusta a distribuição do torque (força rotacional) nas rodas traseiras. Essa roleta também aparece um pouco mais abaixo e ao lado direito na mesma posição. Ao lado, há um regulador da ação do freio-motor para quando o piloto não estiver nem acelerando nem freando.

Abaixo, há três botões enfileirados na vertical. Suas funções são registrar informações, restabelecer o padrão dos sensores do segundo botão e aliviar a intensidade das frenagens ajustando a distribuição de força.

Já no meio do volante há três botões de rotação. No primeiro, da esquerda para a direita, são selecionados diferentes mapas para gerenciar o motor, podendo priorizar desempenho ou economia variando com a estratégia da equipe. O próximo concentra ajustes do sistema de bordo, como o volume do rádio de comunicação e o brilho do visor. Por último, ainda no meio do volante, o botão reúne mapas dos dispositivos de gestão e recuperação de energia como o sistema de freios regenerativos e a turbina do turbocompressor.


lados

Lado direito do volante

Partindo para o lado direito do volante, também temos três botões posicionados horizontalmente no canto superior. O primeiro serve para reduzir a velocidade do carro a 80 km/h na área dos boxes. O segundo mexe nos sensores e o terceiro envia alertas para a equipe confirmando a entrada do carro nos boxes.

Abaixo deles, há mais cinco botões. O primeiro distribui a força de frenagem nos eixos das rodas dianteiras e traseiras. Abaixo dele, temos o botão que permite o máximo de força para arrancar no grid – o controle de largada. Importantíssimo esse, hein?

Seguindo na vertical, tem um regulador utilizado para o ajuste fino da atuação do carro no meio das curvas. Depois dele, temos um botão que aciona o rádio de comunicação entre o piloto e obox.

Lado esquerdo

No lado esquerdo, por último, temos um botão que altera instantaneamente as escolhas realizadas no seletor do sistema de freios e acentua a intensidade das frenagens.

Por fim, temos o visor que contém dois comandos diferentes. O primeiro consiste em 15 leds localizados na parte superior da tela que fazem parte do conta-giros indicando o melhor momento para realizar a troca de marcha. Já o segundo fica no meio do visor e é a interface visual com o piloto, reunindo as informações do carro e dos diferentes sistemas que o volante consegue controlar.

Além disso, atrás do volante há duas borboletas que servem para trocar de marcha. As do lado direito avançam a marcha, enquanto as do lado esquerdo reduzem. Alguns modelos de volante podem variar de acordo com a equipe construtora.

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